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domingo, 3 de janeiro de 2016

O INÍCIO DE TUDO. . .( PARTE V )

Como o tempo se desenhou em diante ,a animação desenvolvida ao longo de linhas idênticas em ambos os do pacífico.Como animação Hollywoodiana,se tornou-se tecnicamente compentente,o mesmo fizeram á animação japonesa.Nesse capítulo final iremos juntos,conhecer um dos primeiros e importantes diretores do Japão: Kenzo Masaoka,o primeiro filme de longa-metragem,chamado de :Divino Mar Guerreiros Do Momotaro.Tanto em sua produção durante á Segunda-Guerra-Mundial.O nome de Kenzo Masaoka.É praticamente sinônimo de desenvolvimento inicial da anima~]ao japonesa.Nascido em Osaka em 1898,mesmo ano em que os primeiros filmes do Japão ,foram produzidos, onde (ele),teve um grande crescimento profissional,em seu período(década de 1930).Entre as sua realizações estão á introdução de animações para o Japão,e ainda,do lançamento do primeiro filme falado de animação japonesa:'' Chikara Para Onna No Yo No Naka'',de 1933.Agora,infelizmente,um filme perdido.Sobre''dentro do universo do poder  e mulheres'',rompeu com á tradição de determinadas maneiras críticas.Primeiro de tudo,ele utilizou-se do som,dispensando o papel do benshi(narrador de filmes na era do cinema mudo).No seguimento direto,ao primeiro filme talkie(falante japonês):''Madame e a Cortesã''de 1931.Atores e atrizes conhecidos,foram contratados para  exprimir  as partes ,incluindo Ranko do Takarazuka Kagekidon.Que significava  uma nova forma de entretenimento  que se desenvolveu no período Taisho ''O período Taisho,foi um período cheio de problemas políticos e econômicos para o Japão.Ocorreu de 30 de julho de 1912 até 25 de dezembro de 1926,ou seja,durante o reinado do imperador taisho''.uma época em que consolidou-se  as reformas do Período Meiji,anterior e estabeleu as bases para o posterior Período Showa e a Segunga-Guerra-Mundial. 

CENA DE ''CHIKARA PARA ONNA NO YO NO  NAKA''. 

FILME''CHIKARA'',INFELIZMENTE PERDIDO.
  O Takararazuka Kagekidan,foi criado pelos caminhos de ferro de Hankyu,''Hankyu(Corporation),ou Hankyu Dentetsu Kabushiki Kaisha é uma ferrovia japonesa privada.Esta  que fornece serviço suburbano ,quanto serviço interurbano,para o norte da região de Kansai,e é um dos principais negócios operados por Hankyu Hanshin Holdings,inc.,principal terminal da ferrovia é na estação umeda  cituada em Osaka.''Como  uma atração para á cidade do terminal de Takarazuka,que consiste em uma Companhia de Teatro,formada só por mulheres,em revista musicais pródigo influenciadas pela  Broadway''-- É a mais prestigiadas forma de teatro profissional nosEstados Unidos,além de ser a mais conhecida do público e a mais lucrativa para atores ,técnicos  e outro envolvidos nos espetáculos''.E é claro,o também cabaré parience.A primeira,apresentação foi em 1914 Takarazuka,e a companhia ainda hoje permanece forte!Consagrado como um fenômeno cultural popular.Chikara Para Onna No Yo No Naka,também foi á tradição de quebra para o seu uso da animação para contar uma história moderna de um homem que,insatisfeito com á sua controladora e mulher masculina,tem um caso com  a sua secretária .Desde o início,o anime foi concebida como um meio para contar histórias ao   invés de um gênero para as crianças.Masaoka,trabalhou de forma constante ,através dos anos  trinta  e  nos fourties(quarenta anos),quando ele foi convidado para dirigir á ''Kumo Churippiru,em 1943.Conhecido também como ''A aranha e a tulipa''em brasileiro,este conto de fadas da floresta,é muito no estilo e espirito da luxuriante pintado Slly Symphonies,da Disney á ser produzido ao mesmo tempo.O tema de uma tempestade dramática,convida uma comparativa entre á  ''A aranha e a Tulipa e da Disney''The Old Mill,que reflete fervorosamente na obra de Masaoka.Sua interpretação  de chuva  caindo, no entanto, é no mínimo espetacular em si,um verdadeiro testemunho  de arte animada(arte em animação).A aranha e a tulipa ,tem uma tendência mais escura.Embora ele parace ter uma história inocente,de uma joaninha ,sendo assediada por uma aranha predatória ,caricatura esta, em um black face(rosto negro),de aranha de um menestrel afro-americano,faz dele uma prova ,inconfundível para os americanos.Esta é de 1943,depois de tudo,e da Guerra-Do -Pacífico,está em sua fúria de um ano após á batalha de Midway.( logo abaixo um vídeo para entender melhor).
ALMIRANTE CHESTER NIMITZ
 


CENAS DO FILME ''INFERNO NO PACÍFICO''












Kenzo Masaoka,é praticamente sinônimo de desenvolvimento inicial da animação japonesa.

Pois é,agora que sabemos(tudo) sobre á guerra de Midway.Vamos juntos dar sequencia a nossa viajem animaníaca. . . Uff! A joaninha faz,imploraruma  interpretação de ser o Japão,mas considerando o título ,é mais provável que á tulipa  abrigando a representar o império Island e a joaninha poderia ser para as crianças japonesas,ou então,provalvelmente,na Ásia como um todo.A relação histórica  do Japão com o Ocidente,sempre foi uma tensão.Embora especialistas ocidentais em ciência,tecnologia,das artes e táticas militares foram convidados na construção do Japão moderno,toda á cadeia violenta da eventos que levam á formação desse governo começou com á ameaçade destruição por navios de guerra americanos.Em uma época de colonialismo,Commodore Mattew Perry, ( falamos logo  no início desse blog),,navegouem que é agoara a Baía de Tóquio,como um ultimato para abrir portos ao comércio ou encarar aniquilação.Os japoneses tomaram á tecnologia ocidental em um esforço p exigir o respeito do Ocidente,apoiando-se que com vitórias surpreendentes nas primeiras guerras sino-japonesas e russo-japonesa.Primeira história de ficção científica na veia de Jules Verne explicitada á motivação,colocando as crianças japonesas e corajosas em incríveis submarinos e navios de guerra futuristas contra potências imperiais .Euro-americanos como Kaitei Gunkan,um navio submarino de guerra,publicado em uma revista.Esta revista em 1900 e 1907,em um  romance de Osikawa Shuro.O  romance '' Kaitei Gunkan''(a batalha dos submarinos),uma história na qual o capitão Sakuragi e seu bando de patriotas,unem-se  para  derrotar sobre uma das  principais potencias ocidentais.Kaitei Gunkan antecipado guerra contra á Rússia e após o conflito.Na novela os tripulantes japoneses,são apenas movidos pelo heroísmo e da necessidade de lutar,para garantir-lhes á sua própria sobrevivência em cruel e egoísta.Este romance serviu de base para o filme de ficção ciêntifica de 1963:Atragon. Está curioso?!Veja trechos de vídeos logo abaixo:


O discurso  que que antecedeu á  II Guerra-Mundial,foi muito um do expansionismo imperial do Japão com um  meio de garantir á Ásia,contra a influência americana e europeia predatória.Por isso,em ''A aranha e a tulipa'',podemos ver o Japão atuando como elemento de proteção,protegendo á  Ásia ,da tempestade de guerra que promete enxugar á ameaça de exploração ocidental.A guerra não saem da maneira como o Japão esperava ,deixando uma sociedade fisicamente abalada,sendo ainda cravejado de bombardeiros  atômicos.A política americana de total á guerra seguida pela pobreza,pela doença e a governança ocupacional rígida ,deixou inúmeros mortos,desabrigados e órfãos. É também,entre outras coisas proibindo quaisquer representações cinematográficas da guerra,as suas também consequência ou ainda de sua própria história militar do Japão.Qualquer coisa,ao que parece e se refere,ao que poderia torna-se um ponto de referência desses dissidentes.Tais restrições ,exigiram  a sua ação secreta.No entanto,Kenzo Masaoka,produziu ''Sutenko Tora-Chan(o pequeno gato tora abandonado)de 1947.''Sutenko é uma comovente história,de uma família de gatos que encontram um gatinho abandonado ,e lavam-lo.E como eles,no entanto irão resolver o conflito que vem de uma das irmãs  um tanto ciumenta.Assim,se transformando em um sucesso,que ainda podem acreditar animaníacos,que até hoje em dia, esse assunto é comentado,sobre  o quão é tão fenomenal,ver uma animação,ser tão agradável com uma bela mensagem confortante para a alma.A família de gatos,tem á mãe e três gatinhos,cujo o pai,não irá retornar para casa.Eles são ainda melhores do que o gatinho órfão que vive na solidão.A mãe cumprindo seu dever cívico compassivo,acolhe o pequeno gatinho para dentro de sua  pobre casa,feita de uma embalagem de papelão.A tensão entre á menina e o recém-chegado ,não é meramente uma irmã rancorasa e ciumenta O está em reintegrar esse órfãos de guerra, em uma sociedade em que naõ há o sufiente ao seu redor(ruinas).A mais evidente e doloroso retrato animado(tenho em meu acervo particular),desse mesmo tema é o incrível                    ''Grave  Of The Fireflies ''( O túmulo dos vagalumes),do mestre Isão Takahata'' .''No qual ao assistir á esse maravilhoso filme de animação,vocês com certeza irão simplesmente se surpreender com está belíssima história.Aconselho á vocês que comprem e assistam com á sua famíla, e  logo depois me digam o que acharam''.Certo!
Nenhuma das obras do mestre Masaoka,eram tão ostensiva como filmes em tempos de guerra,incluindo o Japão.Primeiro:apresentam uma metragem de animação,'Momotaro's Sea Eagles''Divinos Mar Guerreiros de Momotaro.''A carreira do mestre Masaoka.Continuaria com mais outra duas histórias,com o gatinho Tora-chan,e ele (infelizmente)acabaria  deixando-nos  órfãos de suas obras,ao falecer em 1988. . . 

Grave of the Fireflies (1988) 







             Spider and Tulip クモとチューリップ 1943

Suteneko Tora-Chan (1947) MASAOKA

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