Páginas

sábado, 2 de janeiro de 2016

O INÍCIO DE TUDO...(PARTE VI)

Ao longo dos séculos, á mídia de entretenimento tem sido fundamental para á divulgação de propagandas.Winsor Mc Cay,cuja á sua animação,foi apresentado nas redes de notícias de sua época.Winsor,filmou uma versão do ''Naufrágio de Lusitãnia''.Para provocar o envolvimento americano na Segunda Guerra Mundial.Nos dias atuais,as redes de notícias se misturam as redes sociais,televisivas e canais dentro da internet,coletando apoio para as guerras dos Estados Unidos no Orinte médio. Em casa,comícios políticos conservadores.Durante á Segunda Guerra Mundial,talentos e recursos consideráveis de Hollywood,foram mobilizados para o mesmo efeito.A Walt Disney,produziu tais cauções variados,como á ''Educação para á morte''.Supostamente descrevendo á infãncia de um jovem médiano do Terceiro Reich,e da cara de ''Der Fuhrer'',em que o personagem do Pato Donald,enquanto dormia,sonhava em ser preso em Naziland.Uma notável indústria de animação do Japão também,foram utilizado para construir o apoio para á guerra do pacífico.Não menos do que um personagem,Kenzo Masaoka'',um doas grandes pioneiros do anime.Masaoka,elaborou uma párabola em ''A aranha e a Tolipa''.No entanto,qualquer peça de propaganda japonesa,durante á guerra empalidece em comparação com os filmes de Mitsuyo Seo,estrelado por Momotaro.Mitsuyo,um forte esquerdista,se juntara ao estúdio de Masaoka.Logoapós,uma temporada na prisão,por atividades  com o filme ''League Proletária''.De lá mesmo,ele começou seu próprio estúdio,e mais tarde juntou-se com uma outra,em que ele continuou fazendo seus filmes de propaganda famosos.O primeiro,Sea Eagles de Momotaro,foi um curta com seus 37 minutos de duração.O então,''Peash Boy''.Do conto popular do Japão.Reformulado como um tempo de guerra  geral.A história:''Começa com um casal de idosoa sem filhos.São pobres camponeses.Um dia qualquer,encontram um pêssego gigantesco,flutuando abaixo do córrego perto de sua casa.Eles então capturam este pêssego,e preparam-se para o jantar.Quando ,para surpresa de todos.Descobrem que há menino no interior desse pêssgo!''Peash Boy''(Momo Taro),afirma que lhes foi enviado um filho,no qual irão adotá-lo como seu filho.Seguindo á história,(Momotaro é um herói lendário no Japão),em sua famosa escrita,dizia-se ser invadido por um um bando de demônios(oni),em uma ilha distante situada em qualquer lugar do pacífico.Essa busca narrativa clássica,incubido de criar uma banda,formada por animais desajustados.Incluindo em sua formação um cachorro ,um macaco,um faisão.O mar durante séculos atingia com fúria á rocha ,deixando-a toda irregular.Enquanto ao líder dos demônios chamado Sparring.Uma disputa em que Momotaro,se tornou um vitorioso,trazendo de volta ,as riquezas pertecentes ao seus pais .Que foram acumuladas pelos demônios.Tal conto,de fadas presta-se facilmente aos propósitos de propaganda de guerra.Em,''Sea Eagles de Momotaro'',a banda de animais companheiros.Acabam então,se tornando um exército.Cheios de pilotos,conduzem por Mamotoro da Marinha Imperial Japonês''AIR SERVICE''.Seu alvo:Uma ilha mais ou menos no meio do pacífico.Onde se encontra uma base militar dos demônios(Oni),de pele branca''.Tão trasnparente,foi á analogia que foi usado imagens reais do ataque de ''Pearl Harbur''Então,aprovado pelo IJN,(Imperial Japanese Navy),em 1943.O curta foi um sucesso,e a produção começou em uma sequência de longa-metragem.Notável como o filme''Sea Eagles de Momotaro'',um longa-metragem de animação do Japão.Um grande telespectador,pode se notar ,que nos seus 74 minutos,não são gastos de forma explícita na guerra.''O primeiro ato,acontece na terra natal,onde as tropas de Momotaro retornaram.O segundo,mostra á vida em uma ilha do pacífico,onde o corpo de engenharia é a criação de uma base aérea.Apenas no ato final,vemos uma ofensiva vitoriosa pela legião de Momotaro.Desde que o filme,foi concluido no final de 1944 e,finalmente lançado ao público em 1945.Mitsuyo,talvez tenha visto á escrita na parede proverbial.Qualquer filme de propaganda de sua parte só poderia ser um pouco demais.Sua resposta á este fato potencialmente sombrio é único.Em vez,de incrementado o seu orgulho,pensamento duplo,ou incentivar uma cinta séria para o impacto.Mitsuyo,estende á mão para o público em grande parte formada por crianças.Com uma mensagem de otimismo.Sua terra natal é idílico.Seus únicos problemas decorrentes insignificantes irmãs,sem saber para onde brincar,Na ilha tropical,os engenheiros ensinaram os funcionário,todos os animais á falar e cantar.Tudoé bastante alegre e sereno.Quase todo o gasto dramático,em torno do filme é visto.No Japão em 1945,as crianças necessáriamente,não vivam só em drama.Mas também,as crianças vivam em abundãncia se cores interminantemente brilhantes e explosões de bombardeios dos aliados.Serenidade e otimismo,era o antídoto necessário.Um artista,adolescente aspirante cujo o nome de Osamu Tesuka,ficou impressionadíssimo,com as mensagens do filme.Afirmando em seus últimos anos,que ele nunca vira coisa igual .E que Tesuka,fora levado ás lágrimas por ele em ''DIVINE SEA WARRIORS MOMOTARO'',inspirou-o como um artista ,e um animador.E com essa admirável inspiração que Tesuka faria,tornado-se uma das figuras mais reverenciadas do país,até hoje em dia.(falaremos mais sobre este espetacular ,''Deus''do mangá: Osamu Tesuka.Afinal de contas,esse blog é feito em sua homenagem por este fã).Talvez como espécie de pedido de desculpas,por seus filmes em tempos de guerra.Mitsuyo,fez um filme de animação pró-demócratico em 1949.Suas inclinações esquerdistas surgiram novamente.E o filme,foi atormentado com dificuldades de distribuição.O estúdio,em que Mitsuyo estava trabalhando,se encerra e logo em seguida ,veio á falência do estúdio.Em um duro ambiente de pós-guerra do Japão.Finalmente,forçando Mitsuyo,embalar sua generalidade ,nos privando dos seus futuros filmes.E obrigando-o á viver o resto de sua carreira ilustrando livros infantis.Mitsuyo,não era o único que encontrou á nova situação insustentável.Os escassos recursos e um toque da supervisão americana ,afetou demais toda  a uma indústria cinematográfiaca japonesa,em sua época.Incluindo á própria animação.No entanto,nos 20 anos seguintes ,á SEGUNDA GUERRA MUNDIAL,viu-se o surgimento de anime,mais moderna que até então,vem se tornado uma febre,arrebatando uma legião de fãs,contribuindo para  o crescimento do poder da Força Cultural Global Moderna.







  ''Naufrágio do luzitãnia''